+

Setor de Agroecologia e Produção Orgânica (FEI) / Sistemas agroflorestais (SAFs)

O PROFAGROEC conta com o Setor de Agroecologia e Produção Orgânica da Fazenda Experimental de Iguatemi (FEI/UEM), que possui certificado orgânico desde 2004, inicialmente emitido pelo Instituto de Biodinâmica (IBD) e, atualmente, pela ECOCERT. Atualmente este setor possui Sistemas Agroflorestais (SAFs).

Sistemas Agroflorestais de Pequena e Larga Escala na Fazenda Experimental de Iguatemi

A implantação de Sistemas Agroflorestais no Setor de Agroecologia e Produção Orgânica da Fazenda Experimental de Iguatemi é pioneira, e pretende servir de referências para agricultores familiares, estudantes e profissionais da área e comunidade em geral. Fará parte, também, do circuito focado na visitação de estudantes de escolas e colégios de Maringá e região, além de pessoas da terceira idade.

Dois sistemas foram implantados: um de pequena escala, intensivo, iniciado em setembro de 2020 e outro de média, larga escala, implantado em fevereiro de 2021. Ambos os Sistemas são financiados e mantidos pelos estudantes do PROFAGROEC.

O Projeto é coordenado é coordenado pelo Prof. José Ozinaldo Alves de Sena em parceria com a Terra Planta Sistemas Agroflorestais, empresa pertencente a Eduardo Carriça e Gabriela Scolari, agricultores no Distrito de Sabáudia, Arapongas, Paraná.

1. Sistema Agroflorestal de pequena escala

Foi implantado em uma área de 2.000 m² e é composto por essências florestais nativas e exóticas, frutíferas e cafeeiros. Inicialmente, a área foi descompactada, arada e gradeada. Canteiros foram formados com rotoencanteiradora e cobertos com biomassa de podas de árvores e gramas. O objetivo final do sistema é a produção de espécies madeiráveis, de frutíferas, de café e de ovos (galinhas caipiras). No lado externo do SAF serão cultivadas espécies que florescem em diferentes épocas do ano. Na lateral, interna, será criado um caminho de plantas medicinais, denominado de “Caminho do Seu Lauro”, em homenagem ao Agricultor Familiar, produtor de orgânicos, Sr. Lauro Wittmann, do município de Jandaia do Sul/PR. Internamente, também, serão postas caixas com espécies de meliponídeos.

Espécies vegetais e animais que participam do desenho do SAF:

  1. Arbóreas: Eucalipto, Moringa, Cinamomo, Leucena, Chichá, Pata de Vaca;
  2. Culturas de lavouras: feijão, milho, café, mandioca;
  3. Frutíferas: culturas do mamão, manga, abacate, acerola, limão, banana, abacaxi, maracujá;
  4. Avicultura colonial (produção de ovos);
  5. Meliponicultura;
  6. Plantas medicinais.

Galeria de Fotos / SAF Pequena Escala

2. Sistema Agroflorestal de média, larga escala

O Sistema foi instalado em fevereiro de 2021. Ocupa uma área de 2 ha. A área foi descompactada e gradeada, calcareada com calcário dolomítico e adubada com pó de rocha basáltica. Após gradagem, foi semeado capim Mombaça.

O objetivo desse SAF é produção de espécies arbóreas madeiráveis, frutas, grãos e criação de ovinos. Metade da área será cultivada com grãos em rotação de culturas e metade com criação de ovinos.

Galeria de Fotos / SAF Média, Larga Escala